FALTA AGORA PARA TOBIAS BARRETO A IMPLANTAÇÃO DE UMA BR: 09/09/09 ás 17:17 Rodovia planejada liga Aracaju a Brasília Se implantada encurtaria a viagem da capital sergipana até Brasília em aproximadamente 200 km e beneficiaria dezenas de municípios nos estados de Sergipe e Bahia
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Engº Miguel de Souza, o Plano Nacional de Viação - PNV, foi criado a partir de uma lei de 1973. É do PNV que partem as diretrizes e traçados de rodovias, hidrovias e ferrovias brasileiras. Nele estão todas as rodovias já existentes e também as planejadas, as que ainda são apenas um traçado no mapa. Segundo Souza, uma rodovia planejada é aquela que está na dependência de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, sucedido do projeto de engenharia. A atualização mais recente do PNV (julho 2009), apontou para 43.115 quilômetros de rodovias planejadas na malha rodoviária nacional.
Uma rodovia planejada, em especial, vem chamando a atenção de lideranças e promovendo debates nas esferas pública e privada. Conforme consta no Plano Nacional de Viação do Ministério dos Transportes, a BR-349 seria uma rodovia diagonal com 1.242,4 km. Seu ponto zero está em Aracaju, no encontro das BRs - 101 e 235, e acaba no entroncamento com a BR-020, distante 323 km de Brasília, pertinho da divisa da Bahia com Goiás. Na saída de Aracaju é coincidente com a BR-101 até Itaporanga d´Ajuda, a partir daí adentra ao interior. Na direção sudoeste, corta ainda, em Sergipe, os municípios de Pedrinhas e Tobias Barreto, além de diversos povoados. Seguindo pela BR-349, o primeiro município depois da fronteira Sergipe/Bahia, é Itapicuru. Mas a pequena comunidade de Sambaíba, que pertence à cidade baiana, respira ares muito mais sergipanos, já que apenas uma pequena ponte sobre o rio Real a separa de Tobias Barreto (SE). A sede de Itapicuru fica a 18 quilômetros dali.
FALTA AGORA PARA TOBIAS BARRETO A IMPLANTAÇÃO DE UMA BR:
ResponderExcluir09/09/09 ás 17:17
Rodovia planejada liga Aracaju a Brasília
Se implantada encurtaria a viagem da capital sergipana até Brasília em aproximadamente 200 km e beneficiaria dezenas de municípios nos estados de Sergipe e Bahia
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Engº Miguel de Souza, o Plano Nacional de Viação - PNV, foi criado a partir de uma lei de 1973. É do PNV que partem as diretrizes e traçados de rodovias, hidrovias e ferrovias brasileiras. Nele estão todas as rodovias já existentes e também as planejadas, as que ainda são apenas um traçado no mapa. Segundo Souza, uma rodovia planejada é aquela que está na dependência de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, sucedido do projeto de engenharia. A atualização mais recente do PNV (julho 2009), apontou para 43.115 quilômetros de rodovias planejadas na malha rodoviária nacional.
Uma rodovia planejada, em especial, vem chamando a atenção de lideranças e promovendo debates nas esferas pública e privada. Conforme consta no Plano Nacional de Viação do Ministério dos Transportes, a BR-349 seria uma rodovia diagonal com 1.242,4 km. Seu ponto zero está em Aracaju, no encontro das BRs - 101 e 235, e acaba no entroncamento com a BR-020, distante 323 km de Brasília, pertinho da divisa da Bahia com Goiás. Na saída de Aracaju é coincidente com a BR-101 até Itaporanga d´Ajuda, a partir daí adentra ao interior. Na direção sudoeste, corta ainda, em Sergipe, os municípios de Pedrinhas e Tobias Barreto, além de diversos povoados. Seguindo pela BR-349, o primeiro município depois da fronteira Sergipe/Bahia, é Itapicuru. Mas a pequena comunidade de Sambaíba, que pertence à cidade baiana, respira ares muito mais sergipanos, já que apenas uma pequena ponte sobre o rio Real a separa de Tobias Barreto (SE). A sede de Itapicuru fica a 18 quilômetros dali.